terça-feira, 27 de abril de 2010

Formação de Profissionais da Rede Municipal de Biguaçu

Nesta terça-feira (27/04/2010), profissionais do ensino fundamental da Rede Municipal de Biguaçu participaram de uma formação na sede da Secretaria Municipal de Educação. O encontro foi ministrado pela Profª. Drª. Maria Isabel Batista Serrão, que participa dos Grupos de Pesquisa Infância, Educação e Escola - UFSC e Atividade Pedagógica - USP.
O tema do encontro foi "Relações entre atividade de aprendizagem e atividade de ensino". A referida professora abordou aquela temática, baseando-se na teoria da atividade e na perspectiva histórico-cultural, tratando da função social da escola pública, atividade de ensino e de aprendizagem. Abordou também conceitos de estudante, escola, criança/jovem, infância.
Dentres suas falas, as que mais se destacaram:
"O estudante é um ser histórico porque se constitui por meio das relações", "Produzimos um modo de ser e estar no mundo", "Toda atividade humana está caracterizada pela intencionalidade das ações do sujeito".
Também citou diversos autores que fundamentam seu trabalho, tais como Saviani (1991), do livro Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações:
Trabalho educativo "[...] ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens".
E estudante é um "ser humano de pouca idade que pertence a prole de uma classe social", como nos ensinou Benjamim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário