quinta-feira, 22 de novembro de 2012


20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

            A Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos, localizada no bairro Prado em Biguaçu – SC realizou no dia 20 de novembro, atividades em forma de circuito-cultural em comemoração ao dia da Consciência Negra na escola.
            Neste circuito todas as disciplinas e estudantes se envolveram ativamente. Navegaram pelo mundo das bonecas africanas (Abayomi), brincaram com o Boi-de-mamão (tradição africana adotada pelos açorianos), jogaram capoeira (mistura de luta e dança), se deliciaram com comidas típicas afro-brasileiras (feijoada, cocada, canjica, ...), cantaram ritmos musicais (Cacumbi, Samba, Terno de Reis), ouviram lendas africanas e participaram de projeção do filme (Kiriku e a Feiticeira).
            Vale lembrar que a origem do dia 20 de Novembro é uma homenagem ao dia da morte do grande líder negro do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, morto em 1.695.
            A atividade proposta por nossa escola é uma das formas de cumprimento da Lei 10.639/03 “que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. O conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. Os conteúdos referentes à História e Cultura  Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras”.
            Acreditamos que uma das principais funções da escola é promover a igualdade de oportunidades e valorizar as diferentes culturas que compõem a rica Nação Brasileira.

Direção, Equipe Pedagógica e Professora de Geografia Paloma Guimarães da Costa Marinho

















Um comentário: