terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Atividade PLAC 03

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL.
POLO: ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFESSOR DONATO ALÍPIO DE CAMPOS - BIGUAÇU
CURSISTA: DANIELA MARA MARTINS

ATIVIDADE 2- PLAC 3: TRAJETÓRIA AO LONGO DO CURSO.

Faço parte de uma geração curiosa e interessada pelos assuntos tecnológicos; tenho vontade de aprender e inovar, ensinar meus alunos de forma diferente e prazerosa. Quando minhas colegas falaram sobre o curso de especialização “Educação na Cultura Digital” logo me interessei. Tinha vontade de saber se minhas práticas estavam sendo corretas e, além disso, queria aprofundar meus conhecimentos e passar a utilizar novas ferramentas tecnológicas. Ao realizar as leituras e os trabalhos propostos, essas e outras questões foram sendo contempladas, aprendi muito com os professores da minha escola como também com os colegas das demais instituições.
Precisei aprender a lidar com as ferramentas do e-proinfo, a postar coisas no blog da escola, a envolver as crianças na criação de projetos utilizando as TDIC, entre muitas outras coisas. Não foi fácil, mas foi prazeroso ver o resultado dos trabalhos e do meu crescimento. Porém, ainda tenho muito a aprender, mas esse curso nos mostra os caminhos que podemos seguir para construir nossos aprendizados e nossas práticas. Precisamos nos aperfeiçoar sempre! Ter o olhar crítico e construtivo para cada aula que desenvolvemos.
Desde que me formei (2007) meu trabalho foi com crianças de séries iniciais, sou encantada pela alfabetização. Porém, no ano passado me lancei a um novo desafio: trabalhar com a Educação Infantil. No início não foi fácil: nova rotina, nova instituição, novos colegas e um acervo de tecnologias insuficientes para dar continuidade aos trabalhos propostos pelo curso. Desesperei-me e até pensei em desistir do curso. Mas, minhas amigas da Escola Donato Alípio de Campos (escola na qual iniciei o curso) que também fazem o curso, não me deixaram desistir. Então, por causa deste curso, ainda continuo frequentando a escola, revendo pessoas queridas, vivendo de certa forma a rotina das séries iniciais pela qual ainda sou apaixonada.
Quando iniciamos os estudos dos núcleos específicos, infelizmente não pude me inscrever no da Educação Infantil, pois, não tinha tutor que pudesse me orientar. Então me inscrevi no núcleo do Ensino Fundamental, porém além desse núcleo, estudei e aprendi muito com o núcleo especifico da Educação Infantil.

Na Educação Infantil, as crianças ainda são muito dependentes dos adultos, por isso, ainda sinto dificuldade em planejar e executar projetos que envolvam o uso de ferramentas tecnológicas. Visto que, nosso CEI (Centro de Educação Infantil) não possui sala informatizada, computadores ou câmeras digitais para desenvolver trabalho com os pequenos. Por isso, meu maior foco na utilização das TDIC ainda é para planejamento e registro das atividades desenvolvidas com meu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário