"ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL"
PROJETO
EDUCAÇÃO
E TECNOLOGIA: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA!
Professoras
Regiane de Fátima
Franzói Lemos
Daniela Mara Martins
Eunice Muller
BIGUAÇU,
2016.
Apresentação
Este
projeto será desenvolvido na Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de
Campos, durante o ano letivo de 2015/2016 e contará com a participação das
professoras efetivas Regiane de Fátima Franzói Lemos, no período matutino e com
Daniela Mara Martins e Eunice Muller no período vespertino. As atividades
envolverão alunos e professores desta unidade escolar.
A
partir de pesquisas e análises realizadas, percebemos que a escola possui um
razoável acervo de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC),
porém estamos aquém da utilização de toda essa tecnologia por falta de coragem
e conhecimento. A partir deste projeto, desenvolveremos ações para motivar
professores e alunos para o melhor uso das TDIC.
Justificativa
As tecnologias mudaram
o comportamento das pessoas. Hoje em dia crianças e jovens estão imersos aos
instrumentos tecnológicos, fazem muita coisa ao mesmo tempo: navegam na
internet enquanto ouvem música, respondem à torpedos no celular e assistem
televisão. O estímulo visual e auditivo é imenso! A atenção fica dividida para
esses múltiplos instrumentos. Essas crianças e jovens chegam à escola, lá
encontram professores que não entendem essa linguagem.
Estamos lidando com a
“geração Z” – uma geração impaciente, inquieta e imediatista. A forma como os
alunos pensam e querem aprender já não é mais a mesma como os professores sabem
e querem ensinar. Constrói-se uma relação frustrante.
Uma experiência a ser
considerada para aliar tecnologia e currículo na escola se caracteriza por
ensejar aos alunos o uso de tecnologias que, de maneira geral, as pessoas vêm
utilizando cada vez mais na vida cotidiana. Os alunos seriam levados a utilizar
as TDIC como ferramentas educacionais. Valente (1993) aponta esse tipo de
utilização como uma das maiores fontes de mudanças do ensino e dos processos de
manipulação da informação. Esse uso vem numa nova onda, a do computador como
ferramenta no currículo. Mas o simples uso das TDIC não caracteriza
necessariamente avanços no processo de ensino-aprendizagem. Por exemplo, de
nada adianta dar ao aluno o preparo para o uso do processador de textos se ele
não tem o que escrever; ninguém se tornará um poeta ou um cronista porque tem ou
usa computador. Portanto, pode-se desde desenvolver uma instrução sem qualquer
eficiência, como também se pode avançar fazendo do computador o mediador nas
relações sociais. Será muito pobre um uso que se restrinja a repassar conteúdos
e informações aos alunos ainda mais quando são alunos que nasceram imersos na
tecnologia.
E, afirma Valente
(1997:21), se o computador pode ser usado para catalisar e auxiliar na
transformação da escola, mesmo diante dos desafios que essa transformação nos
apresenta, essa solução, a longo prazo, é mais promissora e mais inteligente do
que usar o computador para apenas informatizar o processo de ensino. A partir
de um uso social cada vez mais ampliado, a tecnologia de informação vai
conduzindo a um repensar das atividades e dos fazeres na sociedade e, assim,
acaba chegando à escola. É preciso que o professor utilize as TDIC para
possibilitar uma aprendizagem ativa e interativa, com um acesso diversificado a
inúmeras fontes de informação. A tecnologia aliada ao currículo, poderá com
certeza contribuir para ajudar a escola a se transformar em um local onde se
constrói conhecimento e onde se desenvolvem habilidades.
Os reflexos da cultura
digital apontam a necessidade de adaptação da escola a esse novo contexto. Os
professores devem oportunizar aos alunos o uso das TDIC, mais do que isso,
devem ensiná-los a usar com criatividade e criticidade.
Oportunizar
profissional capacitado para dar auxílio e informação aos professores
contribuirá para que alunos e professores insiram-se na cultura digital tão
presente no nosso dia-a-dia.
Objetivos Gerais
·
Oportunizar
aos alunos, professores e equipe pedagógica o acesso às tecnologias
educacionais, para que façam uso da Sala Informatizada como suporte pedagógico
às suas aulas, explorando seus recursos, planejando e desenvolvendo projetos.
·
Oferecer meios para que a aprendizagem
seja mais significativa, vivenciada e interessante, despertando e incentivando
os alunos a participarem de atividades atrativas, além de valorizar a
autoestima, melhorar a qualidade de ensino e proporcionar o conhecimento básico
em informática.
·
Utilizar a informática como mecanismo de divulgação
do trabalho escolar.
·
Incentivar a pesquisa, ampliar o conhecimento e
apresentar resultados através do uso das diferentes ferramentas que temos a
disposição.
Objetivos
específicos
· Auxiliar professores e alunos no espaço da sala
informatizada;
· Promover o uso pedagógico das diversas mídias
eletrônicas;
· Auxiliar a equipe pedagógica e direção no uso das
TDIC;
· Comprometer-se com práticas educativas/pedagógicas
que atendam as demandas surgidas no cotidiano da Unidade Escolar;
· Fomentar
o desenvolvimento cultural da comunidade;
· Assessorar
alunos e professores na construção de projetos pedagógicos que necessitam da utilização
da informática;
· Despertar
o interesse dos alunos pela ferramenta computador;
· Integrar
a Informática Educativa com maior número possível de professores em projetos
educacionais possibilitando a interdisciplinaridade;
· Divulgar
ações da Escola no ambiente da web nas
mídias sociais da Escola;
· Produzir
textos e desenhos sobre temas relevantes e atuais;
· Incentivar
a pesquisa e produção de conteúdos;
· Despertar
o prazer de ler através de literaturas digitalizadas;
· Criar O Cantinho Digital que será disponibilizando
na hora do recreio 03 notebooks com internet wi-fi para que, sob orientação
nossa, possam se comunicar, verificar
seus e-mails, se corresponderem com os professores ou aventurarem-se nos jogos
de cunho educativos.
· Atender
o estudante que deseja realizar trabalho escolar em horário de contra turno;
· Disponibilizar
o laboratório aos professores a fim de que possam pesquisar, programar suas
aulas, agendar aulas com suas turmas e elaborar provas.
· Dar
suporte pedagógico ao currículo de cada disciplina sugerindo sites de pesquisa
e jogos pedagógicos.
Plano de ação
A
metodologia a ser desenvolvida é a do trabalho coletivo entre professora do
projeto e professores em regência de classe, objetivando assim,
utilizar o laboratório como espaço complemento ao trabalho docente desenvolvido
em sala de aula.
A sala de informática é considerada um instrumento potencializador
da aprendizagem inserida nas variadas áreas do conhecimento.
Diversas serão as atividades propostas, construção e interpretação de gráficos e diagramas;
produção e apresentação de textos; pesquisas; resolução de problemas
matemáticos; jogos educativos, utilização de ferramentas para apresentar resultados de pesquisas em sala de
aula, leituras digitalizadas para envolver o aluno e estimulá-lo a prática da
mesma, dar apoio aos profissionais da educação em geral, utilização correta das
redes sociais não prejudicando nem
desviando dos estudos, divulgação dos trabalhos
realizados na escola através do nosso blog e facebook entre outros.
Com relação ao cantinho digital desenvolveremos a
seguinte metodologia:
1ª ETAPA:
Divulgar a ação a ser desenvolvida entre professoras do projeto e professores
em regência de classe, objetivando assim, utilizar o cantinho digital como
espaço de interação com o conhecimento e a descontração.
2ª
ETAPA: Criar um e mail para cada
aluno e motivá-lo a escrever um bilhete a um colega de sua idade propondo-lhe
um diálogo saudável com uma escrita coerente e correta, tipo: saudações,
produção e apresentação de textos; ajuda
pra pesquisas; resolução de problemas matemáticos; jogos educativos, utilização
de ferramentas .
3ª
ETAPA: lançar desafio de leituras
digitalizadas para envolver o aluno e estimulá-lo a pratica da mesma.
4ª
ETAPA: auxiliar na utilização correta
das redes sociais não prejudicando nem
desviando dos estudos, estimulá-lo a participar da divulgação dos trabalhos realizados na escola através do nosso blog e
facebook entre outros.
É
proposito também trazer para o laboratório da escola os conhecimentos que por
ora estão sendo adquiridos no curso de pós graduação, que nós professores,
estamos participando. Este que tem como título “Educação na Cultura Digital” traça como objetivo primordial
retratar a escola no uso das tecnologias e incentivar professores e alunos a
fazerem uso das mesmas focando o fazer pedagógico e assim incluindo cada um de
nós dentro de um mundo tecnológico, nos impulsionando ao conhecimento e nos sentindo membros desta sociedade digital.
No ano de
2016, nossa proposta é inovar ainda mais e aperfeiçoar o que vinha sendo feito no ano de 2015.
Relato
Até
o presente momento tem sido muito prazeroso trabalhar desenvolvendo este
projeto uma vez que detectamos que grande parte dos estudantes não tem
computadores em casa, em virtude da escola atender alunos de uma comunidade de
baixa renda, muito deles só tem acesso à tecnologia na escola. Outra situação é
que a maioria deles possui e mail apenas para
Acessar
a página do facebook, porém não sabem abrir seus e-mails e ler mensagens
recebidas e nem enviar mensagens. Então a criação do cantinho digital no
momento do recreio foi de grande importância para esclarecer e motivar o uso,
as utilidades e facilidades de saber usar o e mail.
Anexos:
Nossos
conhecimentos adquiridos no curso de pós-graduação indo além dos muros da
escola!
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Jogo
“Letroca” – desafiou e motivou nossos alunos.
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Teoria, currículo e tecnologia.
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