UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA CATARINA.
ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL.
POLO: ESCOLA
BÁSICA MUNICIPAL PROFESSOR DONATO ALÍPIO DE CAMPOS - BIGUAÇU
CURSISTA: DANIELA
MARA MARTINS
ATIVIDADE 2- PLAC 3: TRAJETÓRIA AO LONGO DO CURSO.
Faço
parte de uma geração curiosa e interessada pelos assuntos tecnológicos; tenho
vontade de aprender e inovar, ensinar meus alunos de forma diferente e
prazerosa. Quando minhas colegas falaram sobre o curso de especialização
“Educação na Cultura Digital” logo me interessei. Tinha vontade de saber se
minhas práticas estavam sendo corretas e, além disso, queria aprofundar meus
conhecimentos e passar a utilizar novas ferramentas tecnológicas. Ao realizar
as leituras e os trabalhos propostos, essas e outras questões foram sendo
contempladas, aprendi muito com os professores da minha escola como também com
os colegas das demais instituições.
Precisei
aprender a lidar com as ferramentas do e-proinfo, a postar coisas no blog da
escola, a envolver as crianças na criação de projetos utilizando as TDIC, entre
muitas outras coisas. Não foi fácil, mas foi prazeroso ver o resultado dos
trabalhos e do meu crescimento. Porém, ainda tenho muito a aprender, mas esse
curso nos mostra os caminhos que podemos seguir para construir nossos
aprendizados e nossas práticas. Precisamos nos aperfeiçoar sempre! Ter o olhar
crítico e construtivo para cada aula que desenvolvemos.
Desde
que me formei (2007) meu trabalho foi com crianças de séries iniciais, sou
encantada pela alfabetização. Porém, no ano passado me lancei a um novo desafio:
trabalhar com a Educação Infantil. No início não foi fácil: nova rotina, nova
instituição, novos colegas e um acervo de tecnologias insuficientes para dar
continuidade aos trabalhos propostos pelo curso. Desesperei-me e até pensei em
desistir do curso. Mas, minhas amigas da Escola Donato Alípio de Campos (escola
na qual iniciei o curso) que também fazem o curso, não me deixaram desistir.
Então, por causa deste curso, ainda continuo frequentando a escola, revendo
pessoas queridas, vivendo de certa forma a rotina das séries iniciais pela qual
ainda sou apaixonada.
Quando
iniciamos os estudos dos núcleos específicos, infelizmente não pude me inscrever
no da Educação Infantil, pois, não tinha tutor que pudesse me orientar. Então
me inscrevi no núcleo do Ensino Fundamental, porém além desse núcleo, estudei e
aprendi muito com o núcleo especifico da Educação Infantil.
Na
Educação Infantil, as crianças ainda são muito dependentes dos adultos, por
isso, ainda sinto dificuldade em planejar e executar projetos que envolvam o
uso de ferramentas tecnológicas. Visto que, nosso CEI (Centro de Educação
Infantil) não possui sala informatizada, computadores ou câmeras digitais para
desenvolver trabalho com os pequenos. Por isso, meu maior foco na utilização
das TDIC ainda é para planejamento e registro das atividades desenvolvidas com
meu grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário