UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA CATARINA.
ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL.
POLO: ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL “PROFESSOR DONATO
ALÍPIO DE CAMPOS” - BIGUAÇU
CURSISTA: REGIANE DE FÁTIMA FRANZÓI LEMOS
ATIVIDADE 2- PLAC 3: TRAJETÓRIA AO LONGO
DO CURSO.
Estando a disposição no laboratório de informática da
escola e como uma curiosa quanto ao uso das tecnologias, não pensei duas vezes
quando o diretor divulgou as vagas para participar do Curso de Educação na
Cultura Digital. Outros colegas professores se interessaram em realizar o
curso, porém apenas três deles, incluindo eu, estamos ativos e certos de
concluirmos.
Um dos motivos que me levou a realizar o curso foi para
procurar conhecer melhor as TDIC e as possibilidades de integrá-las nas práticas
pedagógicas, para poder interagir e avançar na perspectiva de envolver a
aprendizagem de um modo inovador. Vejo que foi além do que esperava, cada dia
aprendo o que imaginava nunca aprender, ou não ter condições para aprender.
Enriquecida de conhecimento e de muita aprendizagem tenho
como lema levar adiante este conhecimento e poder orientar e informar. Tenho
consciência que esta inovação pode sim transformar a educação, facilitando aos
educandos uma nova visão da sociedade utilizando as tecnologias como uma
ferramenta que podem ser de benefício para sua vida escola, profissional e
social.
Munida das informações recebidas através do curso, pude
mostrar aos alunos e professores, como também a equipe diretiva e pedagógica, a
relação das TDIC com o fazer pedagógico, incentivando-os assim à obterem melhor
aproveitamento nos seus estudos. As participações ativas dessas ações
tornaram-se capazes de transformar e dominar a realidade, fazendo delas a mesma
fonte e o processo para produção do conhecimento contemplando a inter-relação
entre todas as disciplinas e conteúdos interconectados com as atividades trabalhadas.
O comportamento em relação as tecnologias a fim de usá-las ao seu favor e ao
aprendizado despertou o interesse de muitos educadores e educandos. Fomos até notícia
de jornal defendendo o uso correto das TDIC em sala de aula. Veja:
*Professora Regiane (cursista)
·
Secretária de Educação de Biguaçu – SC
Muitas foram as dificuldades durante esse tempo, mas as
dificuldades quando são superadas traz algo importante para nós, superar
limites, ir além, nos faz crescer, nos torna melhores, e isso com certeza nos
ajudou muito como profissionais. O conhecimento adquirido no curso aumentará as
possibilidades do trabalho pedagógico, de equipe, de interdisciplinaridade na
escola e com certeza todos sairão ganhando, docentes, discentes e família. Em
aberto ainda estão os limites que cada um deverá ter para não fazer das TDIC
uma ferramenta de trabalho ósseo, mas sim produtivo, de respeito e responsabilidade
com o aprender.
De mais significativo fica a percepção do salto qualitativo
de mudança visualizado na escola nos dias atuais. A escola tem o estigma de
estar sempre atrás da sociedade, mas agora, se não se adequar, ficará mais
ainda, pois a sociedade está mudando muito rápido. Importante também entender
que já existe dentro da escola uma semente germinando a mudança. Ver o pátio da
escola com roteadores levando a internet ao alcance de todas as salas de aula,
conectando alunos e professores, não tem preço, é maravilhoso.
Todas as práticas foram relevantes e proveitosas, com
certeza contribuíram muito para o aperfeiçoamento de cada professor. Percebemos
que as culturas digitais assim como as TDIC devem estar presentes nos
currículos de nossas escolas, e que trabalhar de forma colaborativa e
interdisciplinar facilita o trabalho e aumenta as possibilidades das crianças
aprenderem muito mais. Hoje a tecnologia está presente em nosso meio, com muita
influência, cabe ao professor aprender como introduzir pedagogicamente esses
recursos em sua prática pedagógica, pois a escola precisa se aproximar do ritmo
da sociedade em que o aluno está inserido e para que a prática do professor
seja dinâmica, é necessário que ele conheça os benefícios na aprendizagem
proporcionando ao educando uma aula mais atrativa e prazerosa com uso dos
recursos tecnológicos. O professor tem ainda diversas dificuldades em relação
ao manuseio e compreensão da tecnologia como instrumento facilitador da
aprendizagem.
Sendo professora alfabetizadora, com coragem de inserir o
uso das TDIC no meu currículo anual, vi mudar a forma como meu aluno se motivou
a frequentar as aulas. Acredito que esta nova linguagem digital provoca e provocará
mudanças profundas no currículo como no método de trabalho de cada professor,
inclusive no meu, pois ela possibilita a geração de grandes informações com
acesso quase imediato, ou seja, uma abertura de novo canal de informação e
comunicação do aluno com o mundo. É necessário que a escola e seus profissionais
repensem suas relações pedagógicas e de convivência, que evidenciam a todo
momento que sem o uso das TDIC, as aulas tornam se desinteressantes para os
alunos. Meu foco maior na utilização das TDCI, ainda é para organização e
gestão do trabalho como arquivamento e registro de informações, como também a
utilização de aplicativos que melhorem a produção no trabalho, mas já tenho
proporcionado momentos de significativa aprendizagem para meus queridos alunos,
levando até eles o conteúdo através de jogos digitais. Sinto que tenho muito a mostrar
ainda para eles. Está ocorrendo grandes mudanças no modo como as informações e
produção de conhecimentos estão se modificando, é preciso tornar o conhecimento
mais acessível, imediato. Atualmente, as mídias se fazem presentes em nosso
cotidiano de diferentes maneiras, ocupando os mais diferentes espaços sociais.
A utilização das tecnologias digitais na educação visa, fundamentalmente,
potencializar o aprendizado dos alunos, através de uma melhor organização e
acesso ao conhecimento. Não devemos encarar a tecnologia como simples suporte
pedagógico, mas defender o seu uso consciente na educação; como possibilidade
significativa de melhorar e contribuir para o desenvolvimento educacional dos
alunos. A questão é usar as tecnologias, conduzindo a aprendizagem.
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